Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo da aula inaugural do Curso Livre Arquitetura Paulistana, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, que contou com a presença de ninguém menos que Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, autores do projeto de intervenção no edifício histórico.
Essa primeira aula marca também o início de uma série de vídeos de palestras, debates, aulas e mesas redondas organizadas e registradas pela Escola da Cidade - reunidas no Baú da Escola - que publicaremos periodicamente em nossa página.
O conceito principal do Curso Livre Arquitetura Paulistana é que uma obra de arquitetura só é entendida integralmente quando visitada e vivenciada. Essas visitas ocorrem com a presença dos autores dos projeto, na companhia do arquiteto e organizador Marco Artigas com o apoio da Escola da Cidade, e têm como enfoque a arquitetura contemporânea da cidade de São Paulo.
O curso, que já está no seu terceiro módulo, é livre e pretende aproximar a discussão arquitetônica da população em geral, não somente dos estudantes ou profissionais da área. A aula inaugural mostra um discurso claro e inédito sobre essa obra paulistana icônica.
Na fala dos criadores, o conceito de intervenção em um edifício histórico, sua localização privilegiada e a sua importância política para a requalificação do centro da cidade nos mostram as razões pela qual a Pinacoteca foi escolhida como abre-alas do curso e porque foi reconhecida mundialmente com o Prêmio Mies Van der Rohe em 2000.